15.11.04

Em Busca do Sentido Perdido



Se pensarmos o nosso planeta como uma bola, de basketball por exemplo, o modo mais seguro de a segurarmos será pegando-lhe com as duas mãos. Se quisermos ser audaciosos e brincar com ela - afinal é uma bola - poderemos fazer alguns malabarismos só com uma das mãos, a esquerda ou a direita, dependendo do jeitinho individual de cada um. A bola-mundo há-de rodopiar um pouco na nossa mão mas a tendência será para sorrateiramente se esquivar até plfffttttt cair ao chão. Ou até usarmos a outra mão para a segurar com firmeza.

Serve este preâmbulo como metáfora light do antagonismo entre as doutrinas políticas que se reclamam de esquerda e de direita. É muito interessante verificar como esta forma de designar filiações ideológicas distintas, com origem na Revolução Francesa, vingou com uma solidez impressionante até aos dias de hoje. Será por adoptar um dos mais básico dos sistemas de referenciação espacial, o sistema dado pela posição do corpo humano? Possivelmente o conceito de orientação é a chave da relação político-povo: está o candidato no seu púlpito a dizer "Queremos mais justiça social com estas medidas" e a populaça exclama "Não, tens de ir mais à direita!" , "Nada disso, tens de virar à esquerda!".Quem sabe se com estes zigzagues coisa "vai lá". Políticos, abandonem os vossos programas de governo, os choques-fiscais e tecnológicos, os estados-gerais e as consertações-particulares, meus caros, a política faz-se caminhando e aos esses.

O que mais me fascina na classificação esquerda-direita é a forma como esta distinção parece óbvia para cada um de nós. Pois é, será? Em sociedades tão complexas, miscigenadas e teatralizadas como as actuais, é assim tão evidente o que é ser de esquerda e de direita? E em Portugal é de caras ser um canhoto ou um endireita?
É aqui que entra o público d' a manhã na cidade. Este blog precisa de conhecer os seus leitores, qual vossa definição de esquerda e de direita. Se acham que existe. Se tem sabor, cheiro ou textura. Whatever... Deixem as vossas opiniões em comment. Porque vocês são o melhor público do mundo...

Aqui vos deixo umas bocas a lembrar os antigos pregões do Blitz:

- A malta de esquerda está com o ambiente, a malta de direita está no bom ambiente.
- Generais de direita usam óculos escuros,os de esquerda normalmente precisam de óculos.
- A direita para a pide, a esquerda para o pride.
- A esquerda procura a paz, à direita tanto faz.

PS: curtam Cunhal do antigo, Freitas quando ainda tocava nos CDS, os novos mixes do Soares e buéésss de Marcelo Bizkit.