10.10.04

The Real Sofa Surfers


Esta é mais uma daquelas ideias que claramente só são levadas a sério nos Estados Unidos. Um grupo de jovens cria, com base nas suas experiências pessoais, uma world wide sofá web. O mais fascinante da coisa é que o jovem Casey, o moço do Alasca que é o "driver" deste projecto, abandonou a sua promissora carreira de programador informático e de consultor político (sic) para, nas suas palavras, "taking folks on the ride of their lives."
Qual será o CAE desta actividade? Estará o IAPMEI preparado para apoiar jovens empresários interessados neste "business"?

Para perceberem o conceito, leiam este excerto do artigo de Paula Oliveira Silva na newsletter Lifecooler:

"A ideia veio de um americano de 26 anos, Casey Fenton, um jovem viajante de bolsos pouco cheios que criou, desenvolveu e testou pessoalmente o sistema. Antes de uma viagem à Islândia o aventureiro Casey enviou e-mails a cerca de 1500 jovens universitários a pedir informações sobre o país, onde ficar... Mas o inesperado deu-se quando obteve um elevado número de respostas que inclusivamente continham convites para que ficasse com eles. Assim se passou e a experiência foi de tal forma positiva que o inspirou a desenvolver este projecto. Desde que foi lançado em Janeiro deste ano, o portal couchsurfing.com conta com cerca de 3 mil membros inscritos que colocam à tua disposição... o sofá lá de casa. Mais de 1200 cidades estão representadas em 94 países num total de cerca de 250 idiomas. Em Portugal até ao fecho desta edição contavam-se 130 sofás distribuídos pelo país à espera de turistas. Mas por exemplo na Grécia só uma pessoa está disposta a receber-te.(...)É para evitar problemas de maior que o site oferece uma verificação do sistema que basicamente assegura que as afirmações que ali constam são verdadeiras. Uns registos foram mais verificados que outros, mas até isso tem a indicação. Entre outras informações poderás ficar a saber quais as línguas que fala o teu possível anfitrião, onde vive, o número máximo por noites que recebe, onde viajou, onde gostaria de ir, fotografias (opcional) sobre a pessoa...E quanto ao conforto do sofá... também estes recebem qualificações por parte dos viajantes. Assim também eles vão recebendo reputação."